quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Curso de webdesign, primeira turma formada

Considerações: O Estado impossibilita o desenvolvimento intelectual do sujeito

Dia 22 de novembro ocorreu a última aula da turma de webdesign do Programa Escola da Família, na Escola Estadual Jardim Oratório, em Mauá, SP. Durante as duas últimas aulas (15 e 22 de novembro) os alunos se empenharam bastante para a conclusão de um pequeno website que desenvolveram (foto abaixo) e merecem os parabéns!!!



Alunos empenhados no desenvolvimento das últimas atividades. De trás para frente: Felipe (16), Marcio (13), Renan (19) e Tiag0 (23). Detalhe: todos em um único computador


O curso foi iniciado em 08 de novembro de 2008, portanto durou um pouco mais de um ano, ao qual se deram as 80 horas cursadas.
Os módulos cursados foram: 1 - Internet e Navegadores, 2 - Edição de Imagens, 3 - HTML e XHTML, 4 - CSS e 5 - Javascript.



Aspectos estruturais: recursos precários e falta de materiais necessários

Como professor tive muitos problemas com relação aos recursos fornecidos pela escola: sala de informática pequena, ou seja, pouco espaçosa; dificultava o trânsito dos alunos e o meu. Cito também o descaso da escola em usar a sala para guardar materiais velhos, ferramentas e aparelhos eletrônicos. Devo também dizer que o quadro branco disponível estava deteriorado, não permitindo a utilização total deste.

Logo ao final do curso, nas últimas três semanas, estive impossibilitado de utilizar a sala de informática, já que nenhum computador funcionava e o barulho era intenso do lado de fora, pois davam as aulas de capoeira bem no horário do meu curso.

Os alunos, para concluir o curso tiveram que ser locomovidos a sala de professores e em um único computador (quatro alunos) desenvolveram o trabalho de conclusão. Imaginem a minha situação e a deles: eu, como voluntário, disposto a ajudar a comunidade e os alunos, interessados, empenhados a estudar. Assim, a escola não contribuiu muito para a formação destas capacidades.

Existe ainda os alunos da tarde que, em maior número, não tive como locomove-los a utilizar os computadores da sala de professores. Como darei aula à eles? Eles ainda estão no módulo de CSS.
Espero que isto não os desanime. Já que eles são jovens em busca de conhecimento e esta necessidade deles não está sendo suprida graças ao descaso de algumas pessoas.

Abaixo segue alguma fotos dos alunos concluintes, o endereço da escola e o link para o projeto que eles fizeram:



De trás para frente: Felipe (16), Marcio (13), Renan (19) e Tiag0 (23).





Da esquerda para a direita: Marcio (13), Tiag0 (23), Felipe (16) e Renan (19).







Mesmo com as dificuldades havia motivos para festejar.





Endereço da Escola Estadual Jardim Oratório: Rua Recife (antiga Rua 21), 890 - Jardim Oratório - Mauá - São Paulo.


Link para o projeto dos alunos: http://www.cursodewebdesign.rg3.net



Nenhum comentário: