quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Momentum

É um momento ordinário aquele onde lançamos palavras esperançosas, românticas e dúbias ao vento.
E o vento às leva para longe, planando sobre os mais longínquos lugares, sem querer repousar.
Mas, em algum instante - um pequeno intervalo de tempo -, tais palavras voltam para o domínio consciente de seu pronunciador apaixonado.
Entendo isso como uma fraqueza. Fraqueza que demonstra a insegurança como face expressiva da saudade.
      

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ser feliz

Procuramos um porto feliz para viver, mas encontramos entraves.
Mas o que é ser feliz ou estar feliz?
Cumprir o planejado?
Estar perto daquilo que idealizamos?
Todo mundo cobra "a felicidade" de si mesmo. Muitos estão perdidos na sua busca e nem sequer param para pensar a respeito do realmente desejam.
O pior, na minha opinião, é que o queremos: apenas reproduzir o que nos foi entregue pela cultura dominante. Apenas a reprodução é o que vejo. Inclusive de minha parte, muitas vezes.
Para resumir, penso que a felicidade é um produto que fora criado por um grupo social elitizado para gerar movimento em certo sentido.
E o ser humano deseja sempre ser o melhor. Deseja estar em patamares altos e dominar o meio ao qual está localizado.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

De volta à sofia

De volta à sofia - assim mesmo com letra minúscula -, é o lema que, na capa do meu caderno de notas, escrevi certa vez: sofia em preto - preto "bic" e de volta à em azul. Um simples azul.
Estava longe da sofia e agora voltei à minha face aos seus encantos, como se ela tivesse me provocado e com um olhar enraivecido, dúbio, carente, voltei minha face a ela, retrucando.
Voltei a por as mãos nas folhas de papel em branco e escrever minhas ideias - agora sem acento - a fim de esclarecer, ou ao menos pensar a respeito delas. Dúbias ideias.
Encaramo-nos novamente, eu e a sofia. E assim, mais maduros ou mais velhos, transformaremos as folha em branco empoeiradas.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

PHP básico - ucfirst: primeira letra da string em letra maiúscula

Esta é uma função de string que transformará a primeira letra de uma string qualquer no formato caixa alta (uppercase, isto é, maiúsculas). Siga o exemplo e aplique a função em seus projetos:

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Snippet: Aumentar/Diminuir tamanho da fonte

Markup:

Javascript:

Apenas um ser humano


Olá, pessoal. Estou escrevendo este texto utilizando o Sublime Text, for Linux.

Se você não sabe do que se trata eu falarei à respeito: é um editor de texto muito semelhante ao TextMate da Macromates (roda somente em Apple Computers) e, assim como o TextMate, o Sublime Text possui uma infinidade de extensões e plugins (JSHint/Lint, Themes, Bundles para sintaxe et cetera).

Mas não estou aqui apenas para falar do meu Editor preferido, se não falaria do "VIM" também. Aqui estou para falar de algumas novidades a meu respeito.
 
Primeiro, atualmente (2012) estou dando aulas em uma escola. Lá dou aulas de informática e técnicas administrativas. É muito interessante conquistar "amizades" naquele ambiente de trabalho. Lá eu me dedico bastante, pois sei que existe a necessidade de incluir digitalmente aquelas pessoas.

Incluir digitalmente. Ai está uma coisa que as pessoas confundem. Mas, para mim, incluir digitalmente é muito mais do que ensinar Windows e Pacote Office. Para mim, incluir digitalmente é mostrar para as pessoas que a computação e a informática podem mudar a sua realidade, e a dos outros também. Então, por hora, este é o meu trabalho lá.
 
Outra coisa que estou fazendo é dar algumas aulas particulares e para turmas reduzidas sobre Web Development e Planilhas Avançadas (CSS, HTML5, JavaScript, JQuery, JSON, Less, OpenOffice Calc, MS Excel et cetera) em algumas empresas de pequeno porte.

Também é novidade a minha volta para o casamento (isso em novembro de 2011). Como alguns sabem nós nos divorciamos e agora voltamos para uma nova fase. Uma fase de conquistas e maturidade, ao meu ver.

Quase tudo está indo bem. Não posso reclamar, tendo em vista que uma grande revolução irá acontecer em minha vida em breve, pois assim desejo e busco: graduação de filosofia e um novo emprego fixo, para que os projetos continuem em passo incremental.

Há coisas a resolver com certeza, não obstante, quanto à isso, farei o possível para que os problemas encontrem as soluções correspondentes.