terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Informática e poder

O poder não é único e concentrado em um único ponto, mas é distribuído como uma teia [é isto que quer dizer a palavra inglesa web], uma rede por toda a sociedade. Aqui aparecem as redes de computadores (vários computadores interligados, na maioria das vezes através de linhas telefônicas). Cada computador, dessa forma, representa um ponto de concentração de poder e, por meio dessa interligação, eles acabam formando uma "teia" de poder, permeando toda a sociedade. Dessa maneira, a informática pode ser vista como um instrumento que propicia o controle da vida das pessoas, devido ao seu alto grau de concentração das informações e à alta velocidade com que elas são propagadas. Em poucos segundos pode-se ter acesso a banco de dados onde se concentra um número muito grande de informações sobre um determinado assunto ou pessoa.

(Ângelo Soares apud Marilena Chaui, Convite à filosofia, 2005, p. 304)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Script shell para normalizar nomes de arquivos

Vamos utilizar a computação para minimizar as tarefas repetitivas: desenvolvi este pequeno script shell a fim normalizar nomes de arquivos de imagem para um projeto que estou trabalhando. Fiz algumas adaptações e o mesmo pode ser usado para normalizar qualquer tipo de arquivo dando a eles ordem numérica.

Troque os valores das variáveis FORMATOF e  NAMEOF para definir qual o tipo de arquivo que será normalizado (use * para todos) e qual será o nome desejado para o(s) arquivo(s) de saída, respectivamente.

# Script criado a fim de normalizar nomes de
# arquivos em "batch", dando então 
# ordem numérica a eles.

# Autor: Marcos Garcia - Marcker
# E-mail: marckfree@gmail.com
# Idioma: PT-BR

# Nota: OF = of file(s)

FORMATOF="jpg"
NAMEOF='image'
ls *.$FORMATOF > list-of-files
count=0
for i in `cat list-of-files`
do
count=`expr $count + 1`
mv "$i" "$NAMEOF""$count"."$FORMATOF"
echo "$i alterado com sucesso."
done
ls -a